sábado, março 26, 2011

Apertura 2011 começa com novidades e expectativa renovada

A temporada 2011 do futsal csapiano se inicia amanhã, 27 de março, no já tradicional reduto de competições, a Tropical Academia, seu palco ininterrupto desde o início de 2009. Com a presença de 15 equipes, maior número na história do Csapão, distribuídas em três grupos de cinco, a manhã de domingo prevê seis confrontos:

10 horas:

Grupo A: XoXota x Calouros (XVII)
Grupo B: Esquadrilha Abutre x XXVIduzir

11 horas:
Grupo B: XI com Álcool x Black Jack
Grupo A: Atecubanos x Deztemidos

12 horas:

Grupo C: 171 x TNT
Grupo C: Bento XVI x MaXIXe

As mudanças que movimentaram a janela de transferências entre o mês de dezembro de 2010 e o mês de março de 2011 provocaram expectativas e ansiedade quanto ao futuro de muitas esquadras e atletas. Para começar, o atual tricampeão do torneio, o XoXota, não conta, pela primeira vez em sua história, com a ausência de seu goleiro titular, Galvão, por todo um campeonato. Em intercâmbio por Estados Unidos e Austrália, o arqueiro do 'Salmão Endiabrado' deixa ao time a dúvida quanto à capacidade de se suprir essa carência à altura.

Outra interrogação muito discutida é a ausência dos atuais vice-campeões e terceiro colocados no Clausura 2010, respectivamente, MeiaNove e Galáticos. O primeiro dissolveu a formação que congregava atletas dos Csaps XXII, XXIII e XXIV e que, ao que parece, reforçarão os elencos dos reativados XXIItas e do TNT. O segundo padeceu com a divulgada séria contusão de Marcus Vinícius, principal jogador da equipe, e promoveu a diáspora de seus integrantes por vários participantes desta edição.

Uma novidade, não necessariamente positiva, é a incorporação no Bento XVI de atletas que não dividiram carteiras na mesma sala de aula da Fundação João Pinheiro. A contratação dos 'estrangeiros' Luís Rauen (XII Csap e que disputou a última edição do torneio pelos Galáticos) e Tulin (XV Csap e também do Galáticos) encerra a tão propagada Era Vermelha, em que a equipe atuou com jogadores apenas do XVI Csap.

Saindo das 'polêmicas' que cercam o principar do Apertura 2011, o XI com Álcool volta à sua busca pelo título conquistado pela última vez no segundo semestre de 2007 e encara os representantes da vigésima primeira turma da graduação na EG/FJP. Os formandos do semestre, sempre capitaneados por Thiaguinho e Bruninho, serão os primeiros oponentes dos 'orange-noir'. 

Para tentar superá-los, os veteranos contarão, finalmente, com a estreia do astro Thiago Cançado Diniz, o RC, afastado há três anos dessas competições universitários. No entanto, na noite de ontem, uma notícia inesperado foi divulgada pela assessoria de imprensa do atleta. O mesmo motivo que o impediu de estrear na última e decisiva partida para os ónzimoalcoolianos em 2010 contra os Galáticos pode afetar sua primeira partida pela agremiação e, até mesmo, não permitir que ele atue seus primeiros minutos com as novas cores. O jogador vem sofrendo, num processo alternado de cólicas ocasionadas por pedras nos rins, problema que tem comprometido, inclusive, sua presença nos expedientes laborais durante a semana. Ainda de acordo com a informação, RC irá tentar jogar pelo menos alguns minutos, o que pode ser considerado um ponto positivo, considerando o potencial outrora demonstrado.

Se não tem a certeza de contar com ele contra o Black Jack, estão confirmados para a partida o goleiro Felipão, o fixo/ala Persa, os alas Diego e Bruno Alencar, e os pivôs Leonardo e Carlão. Ramsés, que quase acertou com o Galáticos para essa temporada, continua no elenco, mas se ausentará da primeira rodada em razão de casamento de um conhecido em Bambuí e Marão, além de confirmar sua ausência, pode ser desfalque por toda a temporada. Resta ainda aos torcedores a expectativa das presenças de Adriano, Édson Silveira e Lott.

De qualquer forma, tudo concorre para ocorram grandes duelos em mais na 15ª edição do mais importante torneio esportivo da Escola de Governo Professor Paulo Neves de Carvalho da Fundação João Pinheiro, disputado pelo 12° ano consecutivo.