sexta-feira, setembro 03, 2010

A caminho da liderança

Antes das disputas do Clausura 2010 produzirem a repercussão no mundo csapiano, como é costume ocorrer, nada mais justo do que relembrar o que aconteceu no último semestre por meio das estatísticas. Da mesma forma que o Blog do XI com Álcool publicou no início da última competição (Statisticas e capocannieri - Números e marcas que espantam até os fratelli), mais uma vez são apresentados os campeões, artilheiros e o ranking de clubes da competição que completa dez anos.

No primeiro semestre do ano, o 'Salmão Endiabrado', utilizando pela última vez o uniforme que chamou a atenção desde que passou a se apresentar nas quadras csapianas, sagrou-se tricampeão, marca que o iguala em número de títulos do Csapão ao XI de Setembro.

A semelhança dos dois tricampeões cresce à medida que se observa que ambos venceram duas vezes consecutivas na sua acumulação de títulos. Se os atletas da vigésima turma ganharam sucessivamente o Clausura 2009 e o Apertura 2010, os jogadores da décima primeira sala a frequentar o Curso Superior de Administração Pública da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro subiram ao degrau mais alto do pódio em 2002 e 2003, quando o torneio era disputado uma vez por ano, no segundo semestre. 

A vantagem que ainda levam os veteranos diz respeito à sua capacidade de serem campeões três vezes consecutivas, ainda que não do mesmo torneio. Às vitórias dos dois torneios citados, entremeou o primeiro lugar na extinta Copa Csap, disputada no primeiro semestre de 2003.

Com a finalização do Apertura 2010, XI com Álcool e XoXota acumulam três títulos, Bento XVI, Esquadrilha Abutre e XI com Álcool têm duas conquistas e O'River e Proálcool uma coroação cada.

Os responsáveis por levarem os esquadrões às séries de títulos não podem ser reduzidos a uma ou duas pessoas, embora alguns sejam mais lembrados ou mesmo mais efetivos para as equipes pelas quais jogam, mas os artilheiros são peças fundamentais e merecem uma menção especial.

Até o início de março, a disputa estava acirradíssima com a liderança dividida entre o bentoniano Ian e o bucaneiro Nandinho, com 61 gols, seguidos pelo xxiita Raphael e pelo salmão DeAzul, com 60 tentos.

Ao término da competição, a intensa disputa promoveu mudanças nessa ordem e um pequeno distianciamento entre eles. Com a liderança na tabela de goleadores pela segunda edição seguida do Csapão, Nandinho, que marcara 20 gols no Clausura 2009 e 22 no Apertura 2010, tornou-se o primeiro a vencer a disputa duas vezes seguidas desde o Clausura 2007 e isolou-se na ponta com 81 bolas na rede. No seu encalço está seu calouro Raphael, que, ao marcar 19 vezes na última edição do torneio, alcançou as 79 anotações. Em terceiro, vem o Loco Abreu do Boca das Gerais, Ian, com 78 gols, depois de marcar 17 vezes no primeiro semestre e, em quarto, DeAzul com 72, 12 no mais recente Apertura.

Os tricampeões do XoXota ainda emplacaram mais dois nomes nas dez primeiras posições, com Guilherme 'Guidjer' Pagliara em quinto e 56 gols e Stéfani 'Steavy' Matos em oitavo e 36 tentos. O IPM manteve na lista dois de seus representantes: Daniel 'Djanis' em sexto com 54 conversões e Felipe 'Melo' em nono com 35 finalizações nas redes. Em sétimo está Tiago 'Chucky' com 52 tentativas bem sucedidas e em décimo, empatados, Luís Rauen (ex-Deztemidos, 171 e Piqueteam e, atualmente, no Galáticos), Matheus 'Theta', do XXiitas, Thiaguinho (ex-XXiitas e de volta neste semestre ao Black Jack) e Rafael, do Deztemidos, com 33 gols cada. 

Novamente, no XI com Álcool, a dianteira fica a cargo do pivô Leonardo que, ao anotar sete vezes no último campeonato, alcançou seus 31 gols desde 2008. Já a tabela completa encontra-se disponível na Lista Futebol Csap, com os números detalhados desde o primeiro semestre de 2008 e também consolidada com a classificação de todos os goleadores do torneio desde aquela data.

E, por fim, o ranking de clubes mostra que não houve mudanças significativas na pontuação. A se destacar apenas a queda da sétima para a oitava posição do MaXIXe, que manteve seus dez pontos, a subida do então Atecubanos TM 11/XI com Álcool do oitavo para o sétimo posto, com 11, e a estreia do XXaVeco com dois pontos, deixando para trás Black Jack e Fenomelístico com uma unidade cada.

Com o início da atual temporada, os números podem mudar em todos os quesitos, ainda que de forma não tão significativa, mas, pelo menos na busca por ser o homem gol, Ian dá sinais claros de que quer voltar a ser considerado o matador insuperável e levar o Bento XVI ao tricampeonato. Com os oito gols feitos na primeira rodada, ele assume provisoriamente a liderança no quesito e passa a ser o homem a ser vencido. E que o circo pegue fogo é o que esperam os espectadores. O Csapão já está fervendo.

segunda-feira, agosto 30, 2010

Janela de transferências para o Clausura 2010 movimenta futsal csapiano

"Acerte o seu aí que eu arredondo o meu aqui, no Morumbi." O bordão que acompanha o locutor Sílvio Luiz, profundamente identificado com as emissoras do Grupo Bandeirantes de Comunicação e atualmente na Rede TV!, vale para os aficionados do esporte praticado pelos csapianos. Sob nova direção, o que também poderia nos lembrar outra atração televisiva, o Diretório Acadêmico do Curso Superior de Administração Pública (Csap) abriu, no último dia 16, o prazo para inscrições das equipes interessadas em participar do Clausura 2010. Encerradas no dia 24, contaram-se 14 manifestações de interesse oficiais de participar da disputa que se iniciou hoje e que segue até 21 de novembro. O sorteio que definiu os componentes das duas chaves de sete times foi realizado na sala do DA no dia seguinte, quarta-feira, 25, e resultou da seguinte maneira:

Grupo A:

Calouros (XVI)
Deztemidos
Galáticos
MaXIXe
MeiaNove
XI com Álcool
XoXota

Grupo B:

171
Bento XVI
Black Jack
Esquadrilha Abutre
IPM
TNT
XXaVecos

Como pode ser observado pelo mais assíduo leitor, algumas fusões e cisões ocorreram do Apertura 2010 para cá. O 23 e 1/2 WO Team, resultado da fusão do João XXIII com os XXIVas, aderiu a teoria darwinista de que somente os mais fortes sobrevivem e, com a chegada de reforços oriundos do extinto XXIItas, ganhou a denominação de MeiaNove.

O escrete que representava a XXII Csap não atuará nesta edição e dispersou seus integrantes por vários cantos do torneio, na maior diáspora vivenciada em tempos na realidade do torneio. Além da nova equipe formada e que conta com os matadores Raphael Vasconcellos e Lucas Salles, os atletas dos três Csaps representados pelo MeiaNove e que não eram muito aproveitados em seus clubes de origem formaram o TNT. Ao que tudo indica, a mistura não será tão explosiva como poderia pressupor o nome, mas ainda é cedo para realizar um prognóstico a respeito.

Os calouros do XXVI Csap, que atribuíram o inexplicável nome de XXVIduzir à sua esquadra, são a novidade do torneio, assim como o retorno dos 'All Blacks' dos Galáticos, time quase puro-sangue do XV Csap. A exceção dos últimos campeões da Copa Csap, disputada em 2006, é o andarilho da bola, Luís Rauen, que atuou pelos bucaneiros do 171 no último torneio. Outro que volta à formação originária é o Black Jack, em busca de colocar o nome dos alunos do XXI nos mais altos lugares do pódio e das páginas blogueiras da Fundação João Pinheiro.

Uma surpresa ocorreu com a marca mais antigo do Csap na ativa, a Esquadrilha Abutre, uma espécie de Ponte Preta da Tropical Academia. Para a corrente edição, os bastidores estiveram intensos e os nerazzurri contrataram quatro reforços, um deles dos 'nerancieri'. Ângelo Minardi, Guilherme e Webert, todos do IX Csap, e Tiago Jamaica, do XIV Csap, e que defendeu inúmeras agremiações como o Socanelas e o Deztemidos.

O XI com Álcool, como noticiado após a última apresentação do Atecubanos TM 11 em maio passado, terminou sua parceria com o Atecubanos e volta a utilizar a nomenclatura que ostenta desde sua fundação em 2006. Embora sob essa denominação a equipe tenha duas conquistas, o Csapão 2006 e o Clausura 2007, a equipe carrega também as vitórias nos Csapões 2002, 2003 e 2005, além da Copa Csap 2003, ainda sob o nome XI de Setembro. Mas, com a conquista do XoXota no Apertura 2010, pela segunda vez consecutiva  em uma final com o 171, deixa de ser o único tricampeão do torneio, se considerarmos apenas as conquistas da formação primeira dos atletas da 11ª turma do Csap antes da fusão com o Proálcool.

A equipe somente estreará na 2ª rodada da 1ª fase e terá, logo de cara, o 'Salmão Endiabrado, a partir das 12 horas do dia 12 de setembro, o que permitirá aos 'orange-noir' se prepararem bem e, se o planejamento for corretamente implementado, realizar dois treinamentos coletivos nas duas próximas semanas, ambos às quintas-feiras. As ausências dos 'stranieri', como Édson, Felipe Rocha e Carlão, são certas na prévia ao debute, mas, ainda assim, a preparação deverá ser implementada e os entrantes incorporados ao esquema tático a ser definido nesses eventos.

A sequência de confrontos dos veteranos dar-se-á com:

3ª rodada - 19/09 - 11:00 - XI com Álcool x Deztemidos
4ª rodada - 26/09 - 11:00 - MaXIXe x XI com Álcool
5ª rodada - 17/10 - 12:00 - MeiaNove x XI com Álcool
6ª rodada - 24/10 - 10:00 - XI com Álcool x Calouros
7ª rodada - 05/11 - 11:00 - Galáticos x XI com Álcool

Dos sete times que compõem cada grupo, razão pela qual haverá a folga de um deles a cada rodada, quatro se classificam para o confronto de quartas-de-final, em fórmula que vem se repetindo desde o Csapão Clausura 2007. E os duelos prometem ser os mais duros registrados em muitos anos no campeonato, com veteranos reforçados e csapianos ainda em ativa na própria Fundação atentos para alcançar seus primeiros títulos durante seu período de graduação.

Para retomar os tempos de glórias, os nomes são praticamente os mesmos eliminados nas quartas-de-final do Apertura 2010 para o 171. Felipão é o arqueiro, para a defesa estão disponíveis Adriano 'Agrião' Otávio, Felipe Rocha, Édson e Gustavo 'Persa' Persichini, nas alas a equipe contará com Diego Vettori, Vinícius Lott, Ramsés Dutra, Bruno Alencar e Thiaguinho 'RC' Cançado (único reforço) e o trabalho de pivô ficará a cargo de Leonardo Diniz, Carlos 'Carlão' Figueiró e Mário Neto.

O trabalho deles começa nesta semana e não será pouco, com base nos resultados da 1ª rodada, a seguir apresentados. Andiamo a vincere, ragazzi! Forza, campioni!
Csapão Clausura 2010
1ª Rodada - 29/08
10:00 MeiaNove 10 X 2 Calouros
11:00 MaXIXe 1 X 3 Deztemidos
12:00 XoXota 3 X 3 Galáticos
10:00 TNT 1 X 7 171
11:00 Black Jack 4 X 1 XXaVecos
12:00 Bento XVI 13 X 7 Abutres