domingo, março 22, 2009

Segunda derrota consecutiva do XI complica suas chances de classificação

A revanche entre XI com Álcool e Deztemidos aconteceu na manhã de hoje na Academia Tropical e, como seria de se esperar, foi muito disputada durante todo o seu decorrer. Se ambos não vieram com força máxima, como há muito não ocorre com os dois elencos, os presentes ao certame não foram poucos e as justificativas de nenhuma das duas equipes para uma eventual derrota poderia ser o número de opções para substituir.

A partida se iniciou com um claro predomínio do XI com Álcool, que conseguia avançar mais nos primeiros momentos e era mais perigoso nos contra-ataques. Em cobrança de escanteio, Leonardo serviu o ala Diego que, em chute cruzado, acertou o canto esquerdo do goleiro Luís Otávio e abriu o marcador. 1 a 0. A pressão continuou a ser exercida pelos nerancione que, poucos minutos depois, acertaram o travessão do arqueiro azul com Leonardo e quase ampliaram o marcador ao tentar aproveitar o rebote. O Deztemidos não se fez rogado e alguns minutos depois também carimbou o travessão adversário, em finalização desferida por Rodrigo Diniz. Mas, mais uma vez, a dificuldade em sustentar a vantagem esteve presente no jogo do XI e, em uma das muitas escapadas do hábil Rafael pela ponta esquerda, os Deztemidos empataram o confronto. O chute cruzado que passou entre o goleiro e a trave direita de Felipão mostrou que os domínios somente surtem efeito se convertidos em tentos para suas equipes. 1 a 1. Com a cabeça mais no lugar, os bi-campeões avançaram para tentar o desempate e com a postura ofensiva de todos os seus atletas, chegaram a 2 a 1 quando Adriano acertou belo chute cruzado da intermediária, placar que foi levado para o intervalo.

O retorno para a segunda etapa trazia a preocupação para ambos, em razão do estado físico nada satisfatório que apresentavam e a dificuldade que teriam de superar para desempenhar seu melhor futsal. Mas não havia alternativa e o cotejo recomeçou sem nenhuma passividade. Não demorou para os atletas do X CSAP reempatarem, agora em 2 a 2, com Rodrigo Diniz em bola que lhe sobrou na esquerda e ele finalizou sem piedade do arqueiro nerancione. A partir desse momento, os ónzimoalcoolianos perderam a tranquilidade para implantar a marcação e aumentaram as chances do adversário tomar conta do jogo. Em falta assinalada pelo árbitro Stéfano, os Deztemidos cobraram-na para Bolinha, que sozinho ao lado da trave direita de Felipão, só teve o trabalho de empurrá-la para alcançar a virada. 3 a 2. Com a superioridade em campo nas mãos dos azuis, o XI teve de apertar a posse de bola adversário e em uma dessas subidas, a bola sobrou novamente para o fixo Adriano que acertou outro tirambaço para igualar pela terceira vez o duelo. 3 a 3. Quando tudo indicava que o equilíbrio se manteria até o fim, outra cobrança de falta dos Deztemidos veio mostrar que a história não terminaria bem assim. Desta vez, a bola foi rolada para Otávio que, sem marcação na ala esquerda da quadra, desempatou mais uma vez. 4 a 3. E para, praticamente sepultar as esperanças orange-noir, após a saída de bola, um recuo do meio-campo, temeroso diga-se, comprometeu a defesa e permitiu ao Maestro selar o placar final. 5 a 3. O XI com Álcool ainda teve duas chances para diminuir a desvantagem, em dois tiros livres cobrados por Persa e Diego, mas o primeiro carimbou o poste direito de Luís Otávio e o segundo foi colocado a escanteio, meio que no susto, pelo arqueiro azul.

Ficha Técnica:

XI com Álcool
: Felipão, Adriano, Diego, Persa e Leonardo. Entraram: Édson e Marão.

Deztemidos: Luís Otávio, Otávio, Maestro, Rafael e Diniz. Entraram: Bolinha e João Vítor. Não entrou: Dioguinho.

Data: 22/3/2009 (domingo)
Local: Academia Tropical, Coração Eucarístico, Belo Horizonte
Árbitro: Stéfano
Gols: XI com Álcool (Adriano - 2 e Diego), Deztemidos (Rafael, Diniz, Bolinha, Otávio e Maestro).

A próxima partida do XI com Álcool será contra os Galáticos no próximo domingo, às 11 horas, enquanto os Deztemidos encaram os vice-líderes XXiitas às 10 horas.