sábado, abril 10, 2010

Que se tornem blue os azuis (a mezzodì)

O retrospecto não é favorável, mas o momento futebolístico dos Atecubanos TM 11 credencia-os a acreditar na vitória, amanhã, na Tropical Academia. O título desta postagem evidencia o horário da partida, a mezzodì ou ao meio-dia, em um dos dois jogos da rodada do domingo (o outro é 171 e Bento XVI, válido pelo Grupo B).

Para o duelo em que buscará recuperação da derrota, na estreia, para os atuais campeões do XoXota, os nerancieri tem confirmadas as presenças do arqueiro Felipão, destaque na 1ª rodada, Adriano, Ramsés e Samir, fixos, Lott, Leonardo e Marão para as alas, além de Ângelo e Camillo para o comando de ataque.

Do lado azul, destaque para a reformulação do elenco derrotado na disputa entre os últimos colocados dos dois Grupos no último Csapão, o Clausura 2009. Os Deztemidos contam, desde a inscrição no torneio, com velhos conhecidos das quadras csapianas e que estavam afastadas há algum tempo, como Rodrigo Otávio, lendário jogador dos tempos de O'River, e Leandro 'Maestro'. Em seu elenco, por outro lado, aparecem, agora, nomes que faziam parte dos Galáticos, agremiação, a princípio, extinta ao final da última competição. Com isso, Túlio, Victor Hugo e Lucas estão contribuindo com entrosamento e toque de bola para uma competente equipe, mas que começa a sentir o peso dos anos.

E o ambiente amistoso, mas de provocações, pode ser observado na quinta-feira, no resturante da Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. Os azuis Rodrigo 'Bolinha' Furtado e Rodrigo Diniz mostraram sua ansiedade por chegar a hora da partida e relembraram o histórico favorável para a equipe eminentemente do X Csap. Contadas as partidas disputadas sob as denominações de XI de Setembro e XI com Álcool, houve uma vitória para os orange-noir e três para a equipe mais veterana, com 14 gols pró Atecubanos TM 11 e 22 para os Deztemidos.

No momento relatado acima, no entanto, não foi mencionado o resultado do último confronto, quando, pelo Apertura 2009, 'Les Bleus' venceram por 5 a 3, com apenas um reserva, após derrota na estreia por 18 a 0 para o XoXota. Um fato marcante daquela partida, cuja cobertura pode ser conferida na íntegra em Segunda derrota consecutiva do XI complica suas chances de classificação, foi o gol marcado por Bolinha ao escorar, encostado na trave, a bola rolada em cobrança de falta para o gol, devido a espantosa falha na marcação.

Mas para superar esse já crônico problema, a apresentação de Ramsés Dutra, somada às presenças de Adriano, em excepcional forma, e de Samir Moysés, com seu estilo Rondinelli de atuar, trazem um alívio para os orange-noir. E, ao mesmo tempo, podem ser o início do processo de tornar blue os azuis. Se em português, tá tudo azul, é significado de tudo está em ordem, no inglês, a conotação é outra. Quando se diz que alguém está blue é sinônimo de tristeza, melancolia. E é isso que pretendem promover os atecubanenses-ónzimos, porque seu compromisso é com o bom futebol e com sua torcida, que aguarda confiante o retorno das vitórias.