domingo, setembro 06, 2009

Quando vencer não é o bastante


A edição 2009 do Csapão Clausura será cenário de retornos e partidas de agremiações que já têm seus nomes marcados na história da competição. A relação de treze inscritas inclui os maiores representantes do 'Panis et Circensis', os Atecubanos, e não apresenta mais a surpresa do torneio do segundo semestre do ano passado, o Black Jack.

A tradicional formação do XI Csap, cujas camisas amarelas com a foice e a estrela vermelhas mais a bandeira cubana como símbolos, estava ausentes do futsal da EG/FJP desde o Apertura 2007. Na ocasião, a primeira com a denominação atualmente utilizada para os dois torneios realizados anualmente, já que anteriormente era disputada a Copa no primeiro semestre e o Csapão no segundo, o Atecubanos foi eliminado por W.O. pelo não comparecimento ao segundo jogo da primeira fase. Na estreia, haviam sido derrotados por calouros, naquela época do 3° período, o 171, por 10 a 2 e, em virtude, principalmente, de contusões, não foram à quadra da Itatiaia enfrentar o XI com Álcool, em um dos mais tradicionais clássicos do campeonato de futsal csapiano. Dessa forma, o resultado da primeira partida foi reconsiderado e os três pontos continuaram atribuídos ao 171, mas pelo placar de 1 a 0, e os veteranos ficaram impedidos de voltar na terceira rodada para encarar o Sexta-Feira XIII como punição prevista em regulamento.

Para entrar em quadra cinco edições depois, a equipe inscreveu, como seria de se esperar, associados que, por razões que não cabe aqui enumerar individualmente, jamais entrarão ou retornarão às quadras. Nessa atitude burlesca de jovens que prezam, com sinceridade, a participação nos confrontos boleiros, ao mesmo tempo em que se divertem na correta acepção da palavra, o Atecubanos listou 18 personalidades para o atual Clausura. Sem nenhum risco, pode-se descartar alguns nomes que poderão, no máximo, estar na torcida para mais algum feito histórico dessa lenda cujas primeiras marcas foram deixadas em 2002, ano em que seus fundadores ingressaram na atividade discente da Fundação. Logo, de fato, poderemos escutar e ver presentes apenas, se é que isso é pouca coisa, Adriano 'Agrião' Otávio (ex-XI com Álcool), Samir, Hugo, Adrian, Diogo, Camillo, Guilherme e Pedro.

O equilíbrio, no entanto, às vezes é uma necessidade que corta na carne e o fim, pelo menos temporário, das atividades dos representantes do pôquer, ou melhor, do Black Jack, equipe com três participações desde o início das disputas, mostra como é dura a realidade. O blog dos XXiitas (tricolormouro.blogspot.com) anunciou, no último dia 27, a contratação pelos responsáveis por esse veículo de comunicação, do goleiro Jãozinho e do ala Thiago Santana. Segundo o mesmo canal de informações, o IPM teria assinado com, o também XXI Csap, Fred.

O Blog do XI com Álcool apurou que mais três atletas do mesmo clube estariam acertados com a Esquadrilha Abutres, o que asseguraria, realmente, a ausência dos calouros com a formação que os projetou e despertou interesse dos adversários. Confirmada a suspensão de suas atividades, um fenômeno pode ser observado e analisado com mais clareza: a cada mais vez mais rápida extinção de equipes no Csap. Essa tendência chama mais a atenção, quando se tem em vista que é um problema que se aprofunda e que atinge formações calouras, antecipando o que se esperaria quando fossem graduados e não tivessem mais a mesma facilidade para reunir seus jogadores.

Em um rápido levantamento, pode-se lembrar de equipes que disputaram edições a partir de 2002 e não mais apresentam suas competências pelas quadras da Tropical Academia, Planeta Bola (La Desmanchera e Sagrada Família), Itatiaia, Colégio Arnaldinum, dentre outros palcos utilizados desde aquela data. Drink Team (depois Máfia F.C) (VIII Csap), Burocraques (IX), Carcará (depois Piqueteam) e Administratores (XII), ATT e Mandracks Vacalhados (depois fundidos em Sexta-Feira XIII), Socanelas e Gole Gol (depois Fenomelístico) (XIV) são demonstrações de que não é fácil sobreviver na competitividade csapiana.

Outras equipes adotaram estratégia clara o suficiente para continuar encarando seus adversários e desafios. Ela foi considerada um pouco heterodoxa por alguns, mas, para outros, não mancha nem apaga o passado vitorioso que já tiveram. A união de Os πÓ e O'River (X) e de Proálcool (VI) e XI de Setembro (XI) trouxe resultados positivos e títulos para ambos, além da oportunidade de continuar construindo sua história cada vez mais extensa e gloriosa.

A temporada se reinicia no próximo domingo, 13 de setembro, e o público poderá, então, assistir aos inomináveis Atecubanos e seu futebol gostoso de assistir, porque vencer, em alguns momentos, não é o bastante, enquanto será possível também acompanhar os blackjackianos, tal como revelações esmeraldinas dos anos 1990 e 2000, apresentarem seu futebol pelos mais variados participantes.


2 comentários:

Bentoniano disse...

É sempre bacana ver as postagens aqui, porque fazem um resgate muito grande da história do CSAPÃO. E tendo isto em conta, lanço um desafio, para que se possa resgatar toda a história do evento: buscar realizar um levantamento de todos os campeões, e se possível, de todos os artilheiros de todos os campeonatos (Copa e CSAPÃO) já disputados. Será que rola?

Norsk A. Angel disse...

O resgate à história do Csapão realmente é um dos objetivos do Blog do XI com Álcool como forma de contribuir não só para as lembranças de seus atletas como para aquelas de todos os participantes em qualquer época do torneio e os elogios somente reforçam esse espírito arqueológico.
O primeiro passo para se construir uma base de dados realmente confiável passa por obter, com os organizadores anteriores, muitos dos quais não ligados ao DA CSAP, das súmulas e tabelas das partidas anteriores à 2008 e inseri-las nos arquivos da Lista Futebol Csap. Esse esforço nos levará a contactar pessoas como o próprio Nandinho, do 171, Otávio, do Deztemidos, dentre outros, mas será iniciativa interessante. Inclusive, o resultado final da última edição ainda não está disponível na aba do Apertura 2009 da Lista.Se pudermos reunir forças para esse intento, acho que poderemos alcançá-lo.