sábado, março 27, 2010

Statisticas e capocannieri - Números e marcas que espantam até os fratelli

Quando a os tamborins começam a batucar na atmosfera csapiana, é tempo de realizar um balanço do ano desportivo csapiano. Mas o Blog do XI com Álcool foi um pouco mais longe em sua missão e buscou dados dos torneios anteriores ao ano corrente para elaborar o ranking de clubes, artilheiros e campeões dos torneios da EG/FJP.

A iniciativa do ranking de clubes não é exatamente uma completa novidade, porque o mesmo já foi proposto ao final de 2003 pelos participantes dos certames da época, incluindo os organizadores. A medida serviria para balizar as equipes que entrariam como cabeças-de-chave nas edições seguintes, mas, ao cabo de tudo, decidiu-se que esses seriam indicados de acordo com as classificações da última edição do Csapão.

E o ranking, disponível na aba arquivos da Lista Futebol Csap, retrata a regularidade das equipes que tem alcançado as semi-finais dos torneios realizados desde o início de 2008. Após a distribuição de 10 pontos para o 1º colocado, 8 para o 2º, 6 para o 3º. 5 para o 4º e assim sucessivamente até o 8º e último quadrifinalista dos Csapões, o XoXota saiu com o primeiro posto com 30 pontos. Contribuiram para a vantagem os títulos do Apertura de 2008 e do Clausura de 2009, assim como os 27 pontos do seu mais próximo seguidor, o Bento XVI, devem-se em grande parte aos títulos do Clausura 2008 e do Apertura 2009. Outro que integra a relação dos Top 4 é o 171, atual vice-campeão e três vezes semifinalista e o IPM que se sagrou vice nos dois últimos Apertura para confirmar sua condição de Matilha Prateada.

Outras equipes ocupam no ranking os mesmos postos que alcançam a cada edição, como o Atecubanos TM 11 / XI com Álcool e o Galáticos, que não conseguem ultrapassar as quartas-de-final. Ambos foram eliminados por três vezes nessa fase das competições.

A tabela de campeões, gravada no primeiro troféu utilizado desde a primeira edição do Csapão em 2000 até 2007, apresenta o XI de Setembro como o maior vencedor (3), seguido por sua formação sucedânea, o XI com Álcool, Bento XVI, Esquadrilha Abutre e XoXota (2).

A tábua de artilheiros, ou capocannieri na Velha Bota, também contabilizadas as partidas disputadas nos Csapões dos últimos dois anos mostra que os times que estão no cimo do ranking trouxeram consigo nomes de destaque. Ou talvez tenha sido o contrário. Mas certo é que Ian (Bento XVI) e Nandinho (171) acumulam, cada um, 61 tentos anotados nas últimas quatro competições, o que dá uma média de 15,25 por campeonato. Mas a disputa palmo a palmo traz outros dois matadores a apenas um gol dos ponteiros. De Azul (XoXota) e Rafael (Xxiitas) estão no retrovisor pedindo passagem, embora o representante do 'Salmão Endiabrado' venha fazendo um número menor de gols a cada edição, enquanto o maior artilheiro de uma única edição, com 27 gols, tenha passado por uma queda no último Clausura.

Entre os dez mais, ainda aparecem dois representantes do IPM: Djanis, 5º, com 53, e Melo, 10º, com 29. Em 6º surge Guilherme, o Guidjer, do XoXota, com 42; em 7º, Chuck, do 171, com 37; no 8º posto, Rauen, ex-Deztemidos e recém contratado pelo Piqueteam e, na 9ª posição, Negão, também do 171, com 30 tentos. Do Atecubanos TM 11 (XI com Álcool) até agora o principal anotador é Leonardo com 24 idas à rede. Confira a relação completa na Lista Futebol Csap.

Nenhum comentário: