segunda-feira, setembro 07, 2009

Csapão Clausura 2009 tem tabela e regulamento divulgados

A Comissão Executiva do Csapão Clausura 2009, coordenada pelo Diretor de Esportes do Diretório Acadêmico do Csap, Daniel Fernandes de Abreu e Silva, o Djanis, do XVIII Csap, anunciou, por e-mail, na lista do Futebol Csap as datas agendadas para a próxima edição e o regulamento. A novidade será a premiação concedida à equipe considerada a mais 'fair play', sendo vencedora aquela que acumular a menor relação de cartões amarelos e vermelhos por partida ao final de sua participação, embora a organização ainda não tenha informado se os cartões terão peso diferenciado no cálculo.

Com início previsto para daqui a seis dias, no domingo 13 de setembro, a primeira rodada terá seis jogos e apenas uma equipe do Grupo A folgará. Como foram aceitas treze inscrições, este grupo deverá realizar uma rodada a mais do que o Grupo B a fim de que todos os confrontantes completem seis partidas na primeira fase. Os embates agendados são os seguintes:

Grupo A:

09:00 - Esquadrilha Abutres x XI com Álcool
10:00 - IPM X João XXIII
11:00 - Atecubanos x Maxixe

Folga XXiitas

Grupo B:

09:00 - Bento XVI x XXIVas
10:00 - Deztemidos x Xoxota
11:00 - 171 x Galáticos

O torneio repetirá o cenário do Apertura deste ano e será realizado na Tropical Academia, localizada na Avenida Ressaca, 360, Coração Eucarístico, onde serão utilizadas simultaneamente duas das três quadras disponíveis no local.

Os horários sofreram uma pequena alteração da edição anterior para esta, com a antecipação dos primeiros jogos da manhã das 10 para as 9 horas, o que permitirá o encerramento das atividades ainda no turno matutino e a consequente liberação dos atletas para os tradicionais almoços dominicais em família. Por outro lado, haverá uma dificuldade maior para o comparecimento de alguns inscritos que são habitualmente vistos na noite belorizontina e também para aqueles residentes em outros municípios, especialmente os de fora da RMBH.

Dois aspectos do regulamento merecerão discussões no decorrer da semana, visto que produziram parcialmente agitações em temporadas anteriores.

O primeiro diz respeito à admissão não só dos alunos e ex-alunos da graduação em Administração Pública na EG/FJP como também de EPPGGs do nível 3 da carreira e de funcionários e professores. Os dois últimos segmentos vinham sendo admitidos nos torneios desde que fizessem jus às demais condições e a inflexão dessa prerrogativa não é consenso entre todos os participantes, embora não se tenha ouvido nenhuma manifestação efetiva da presença desse segmento entre os efetivamente inscritos.

O segundo trata da indicação de disputa do 'Troféu Newton Cardoso' pelos últimos colocados de cada chave. Na última competição, foram listados para o confronto o Black Jack, pelo Grupo A, e o XI com Álcool, pelo Grupo B. Os orange-noir terminaram a primeira fase em quinto lugar, mas 'herdaram' a vaga com a eliminação da Esquadrilha Abutre pelo W.O. no duelo contra os XXiitas.

O questionamento que deverá ser elucidado no regulamento antes do início da competição diz respeito à obrigatoriedade ou não da disputa desse torneio dentro do torneio, bem como da publicidade que se dará ao público em geral como aos interessados na disputa. Ainda no último semestre, a divulgação de data, horário e local somente foi encaminhada por e-mail na Lista Futebol Csap com dois dias de antecedência em um flyer elaborado pela organização, o que, se não justificou a ausência dos bicampeões do XI com Álcool, também não colaborou para que se programassem e reunissem seus atletas, muitos dos quais radicados na capital federal.

Por último, o anúncio de reinício da temporada vem acompanhado por uma maior atualização dos arquivos do grupo Futebol CSAP, no qual estão incluídos o modelo da ficha de inscrição, a tabela e o regulamento. Pelo observado até o momento, a possibilidade de se recuperar dados das edições anteriores é bem forte, como também o é a credibilidade na atualização de resultados, artilharia e número de cartões por equipe no segundo semestre de 2009.

Um comentário:

Samir Moysés disse...

Será que teremos um golpe de estado???