domingo, março 15, 2009

Investida dos XXiitas arrasa território ónzimo

O esperado duelo entre XI com Álcool e XXiitas trouxe fortes emoções aos espectadores presentes no cenário das competições de futsal do CSAP da atual temporada e que também sediou as edições da Copa CSAP e dos CSAPÕES de 2004 a 2006, a Academia Tropical. A partida que abriu a rodada do Grupo B, às 10 horas como estabelecido pelo regulamento da competição, teve dois tempos distintos, nos quais cada equipe se sobressaiu mais em um deles.

O início foi, surpreendentemente, favorável aos bi-campeões, que, promovendo uma blitz, abriram em poucos minutos 3 a 0 no placar. Uma ofensiva construída pelos pés de Carlão, Diego e Marcus (embora conste na súmula gol contra de um atleta tricolor) não era prevista em nenhum prognóstico apresentado nos diversos veículos de comunicação da comunidade csapiana (veja amanhã matéria a respeito do boom midiático das equipes participantes do torneio). Não se pode dizer que a equipe ónzima-alcooliana não tenha condições técnicas de desenvolver períodos tão arrebatadores como esse, mas o retrospecto de ambos não sinalizava para essa situação. O XI em inconstantes atuações desde o início do último ano e a ascensão meteórica dos do XXII faziam crer em uma parelha disputa em toda a duração do certame.

E as expectativas começaram a tomar corpo logo em seguida, após duas desatenções seguidas do sistema defensivo orange-noir e a agudeza dos ataques do Tricolor Mouro, capitaneados pelo habilidoso Rafael, a diferença diminuiu para um gol. 3 a 2 no placar, que persistiu até o final da primeira etapa.

O intervalo serviu, no caso do XI com Álcool, para se discutir os motivos que levaram a rápida perda da vantagem conquistada no início da partida e tentar manter a estabilidade para o retorno à segunda etapa. Podia-se perceber àquela altura que alguns atletas sentiam a dificuldade de manter a marcação sob pressão, característica primaz da equipe, que levou aos 3 a 0, devido sobretudo à falta de ritmo de jogo e ao preparo físico ainda insuficiente para enfrentar em alto nível e com condições de manutenção todo um jogo de CSAPÃO.

O segundo tempo, como dito acima, foi a metade dominada pela equipe de cores brancas, pretas e verdes que, no entanto, ainda sofreu mais um pouco após a volta do intervalo. Marcus 'Professor' Eugênio, em lance de extrema habilidade e determinação, disputou jogada na faixa direita de seu ataque e, embora tivesse perdido duas vezes a bola, recuperou-a e desferiu um potente chute cruzado para recolocar o XI em vantagem. 4 a 2. Mas, aí começou a incrível virada dos XXiitas, em uma finalização que, após desviar em vários jogadores na trajetória em direção ao gol, ludibriou o arqueiro Felipão que viu-na passar por debaixo de suas pernas. 4 a 3. Daí em diante, o Tricolor Mouro subjugou o XI com Álcool e, em avanços nos quais a marcação dos veteranos ocorria com um só jogador contra dois ou mais adversários e em tabelas nas quais o pivô calouro fazia perfeitamente a parede e abria espaços para um dos alas, chegou aos 10 a 4.
Nem o tempo pedido quando ainda estava 6 a 4 interrompeu o ímpeto dos jovens jogadores que, a cada partida, são considerados mais candidatos ao título.

No decorrer do confronto ainda teve participação Guilherme Saber, que não atuava pelos orange-noir desde o Clausura 2007, e que deu um sangue novo ao time. Com ele em quadra a desvantagem ainda diminui para três gols, após a marcação dos tentos de Adriano 'Agrião' Otávio em chute mortal no ângulo direito, do 'Professor' e cobrança de falta de Gustavo 'Persa' Persichini, lance que executa com precisão desde meados da década de 90 no CSAP. 10 a 7. Mas a recuperação não foi suficiente e ainda veio acompanhada de mais dois gols dos líderes do Grupo B. Final de jogo: XI com Álcool 07 x 12 XXiitas.

Destaque para o artilheiro do campeonato, Rafael, do XXiitas, com 13 gols marcados em 02 atuações, um impressionante desempenhado considerando-se que os adversários foram os Galáticos e o XI com Álcool, dois pesos-pesados do futebol csapiano.

Ficha Técnica:

XI com Álcool
: Felipão, Adriano, Diego, Marcus e Carlão. Entraram: Persa, Leonardo e Guilherme.

XXiitas: DaniBoy, Erick, Baca, Teta e Rafael. Entrou: Alexandre.

Data: 15/3/2009 (domingo)
Local: Academia Tropical, Coração Eucarístico, Belo Horizonte
Árbitro: Stéfano
Gols: XI com Álcool (Marcus - 2, Adriano, Carlão, Diego, Persa e contra), XXiitas (Rafael - 7, Theta - 2, Erick, Baka, Alexandre).

A próxima partida do XI com Álcool será contra os Deztemidos no próximo domingo, às 12 horas, enquanto o XXiitas fará o duelo de líderes contra o Xoxota às 11 horas.

Um comentário:

Marcus disse...

faltou s[o registrar que no intervalo falamos em esperar o adversário na nossa quadra, para sair nos contra-ataques. acabamos querendo dar outra blitz, e ai tomamos vários contra-ataques. mas no geral a análise do jogo é essa mesmo.